Logo



Posts Recentes

20 de out. de 2013

Resenha: Por mares há muito navegados


Editora: editora ática
Coleção:  Descobrindo os clássicos
Autor: Álvaro Cardoso Gomes
Páginas: 123

Sinopse:  Dedé não se conformava: tinha que ler Os lusíadas, de Camões, justo durante as férias! Adeus, viagem de veleiro com o pai ...  Desesperado, pede ajuda a Teto , universitário que costumava lhe dar aulas particulares. Para unir o útil ao agradável, Walmyr  - o pai do Dedé – convida Teto a continuar as aulas a bordo. E resolve refazer a rota de Vasco da Gama, na histórica aventura contada nos versos de Os lusíadas. Para Teto, havia um estímulo a mais: estar perto de Catarina, prima de Dedé. Será que desta vez ele vence a timidez ? 


Os lusíadas (1572) é uma obra-prima do Classicismo português, cujos versos relatam a expedição de Vasco da Gama ás Índias. Nessa epopeia, Luís de Camões glorifica os feitos lusitanos e nos traz importantes episódios da história de Portugal, além de um olhar astuto sobre a ambição humana.


 O livro conta a historia de um menino na qual tinha que ler Os lusíadas bem na suas férias , acho que todo mundo já ouviu falar do os lusíadas ne?! É uma epopeia com uma linguagem um pouco complicada e nesse livro "por mares há muito navegados " me ajudou muito a entender o que Camões quis dizer em cada verso da sua obra-prima. Eu particularmente gostei muito do livro, so pelo fato de ter romance e aventura haha amo muito, Dedé embarcou em uma viagem com o pai, sua prima e o Teto que costumava dar aulas particulares para ele, eles tinha a intenção de refazer a rota de vasco da gama, ao longo da historia eles passam por varias coisas e a cada momento o Teto resumia a viagem com um trecho dos versos de Camões e assim explicando o que camões quis dizer com aquilo, tipo ele relacionava o momento que estava vivendo naquela viagem com os versões de Camões, é bem interessante, uma das partes que eu mais gostei foi quando o capitão do barco passou mal e teve que parar em Mombaça, então o piloto teve que ser internado e ficou por la, dessa forma seu Walmyr teve que arranchar outro piloto, no final acabou que esse piloto era um pirata e que tinha colocado algo na bebida deles para eles caírem em um sono profundo, o único que conseguiu acordar era o Teto que não tinha bebido muito e foi ele que foi o grande herói da historia pois salvaram todos os seus amigos, gente foi muito lindo mas não vou contar detalhes da historia né se não estrago tudo. Recomendo muito que vocês leem esse livro, ele é bem pequeno e não é cansativo, além de aumentar bastante seus conhecimentos sobre a historia de Portugal. Ah lembrando que todos os livros da coleção "descobrindo os clássicos" no final tem sempre tipo um mini livrinho falando sobre a obra que  o livro foi baseado tipo esse que estou falando para vocês, no final ele fala sobre Os  lusíadas e assim vocês ficam mais por dentro da historia.

Trechos que eu mais gostei do livro
"é que coração é coração, ou seja, como dizia o filósofo: o coração tem razões que a própria razão desconhece."

Catarina: o que eu queria pedir é que ... –ela sorriu sem graça e continuou: - será que você poderia ser meu amigo... ? um amigo diferente, quero dizer ...
Teto: amigo, catarina ? amigo, como, se eu te adoro, se eu te amo mais que tudo no mundo ?








2 comentários:

  1. Gostei da resenha, aprece um bom livro para ler, to tipo que gosto..Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é muito legal, vc iria adorar, vou da uma passadinha la , beijos *-*

      Excluir