Logo



Posts Recentes

13 de jun. de 2014

Sessão da tarde: O Grande Desafio !


Resumo: Com roteiro de Robert Eisele, foi baseado na história real de Melvin B. Tolson (Denzel Washington), professor de uma pequena universidade voltada para negros no Texas no ano de 1935. O personagem de Denzel Washington é um professor que vive no Texas na década de 1930 e monta um grupo de debate com seus alunos universitários. Tolson conseguiu formar um time de debate, e, com muito esforço e enfrentando o racismo, os alunos foram capazes de superar os garotos da renomada Havard em uma competição nacional.

A trama traz a jornada do professor Melvin Tolson que, usa de métodos pouco convencionais, sua visão política e o poder das suas palavras para motivar um grupo de alunos do Wiley College, do Texas, a participar de um campeonato de debates na Universidade de Harvard.
Incentivados pelo tutor, um grupo de alunos formou uma equipe praticamente imbatível de debatedores entre os anos 20 e 30, que ganhava todos os concursos em que era inscrita – primeiro, derrotando as principais universidades para negros, e depois conseguindo um confronto histórico com a toda poderosa Harvard, formada por alunos da elite branca.
A competição, coloca duas equipes de estudantes frente à frente. Elas precisam defender seus pontos de vista sobre temas pré-definidos, usando argumentação para convencer os jurados a lhes dar a vitória no debate.


Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse filme até que meu professor de filosofia passou um trabalho a respeito dele e mesmo que eu não quisesse assistir eu era obrigada a ve-lo e sinceramente ? não me arrependo. O filme é incrível e emocionante, além  de ser algo real e mesmo que a historia seja antiga, podemos trazer todos os ensinamentos pros dia atuais. Para quem nunca viu o filme, vou contar um pouquinho sobre a minha visão em relação a ele. O filme conta uma historia que não importa a cor de uma pessoa pra ela poder se destacar. Naquela época pessoas negras eram queimadas pelo fato de apenas serem negras, pessoas negras não poderiam frequentar uma escola de elite branca. Brancos deveriam ter uma educação melhor e enfim. Surge em uma cidade do Texas um grupo de debatedores formado por 4 alunos de faculdade sendo que um  deles tem apenas 14 anos e é mais inteligente que qualquer um. Esse grupo foi invencível por mais de 30 se eu não me engano, perdendo apenas uma. Um deles teve que sair do grupo pelo fato do pai dele não gostar da politica do professor. Eles nunca tinha debatido com uma escola de brancos e foram os primeiros negros a debateram com brancos. Eles foram escolhido para debateram com uma das melhores Universidades Havard e no final eles ganham mostrando que tanto negros como brancos podem sim destacar, basta querer. O filme em si é muito lindo e a historia é perfeita, mostra como é ridículo esse preconceito, seja ele  qual for, por cor, estilo, opção sexual e enfim. E em pleno seculo 21 ainda existem pessoas com pensamentos antiquados e que realmente deveriam ver esse filme e ver como seus pensamentos são tolos. Recomendo a todos que assistem, não vão se arrepender. 


O filme completo e dublado você encontra no youtube. Resolvi separar um vídeo para vocês poderem conhecer um pouco mais sobre a historia. Confira: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário