Logo



Posts Recentes

27 de jan. de 2015

Tudo sobre Jornalismo !


Olá meus amores, tudo bem com vocês ? Eu estou no terceiro ano do ensino médio e todo mundo que já passou ou que esta indo para esse ano sabe que é uma grande correria, certo ?! É o ultimo ano e além de se preocupar com os estudos da escola, temos que correr atras por causa dos vestibulares. Esse ano prometi a mim mesma e quero cumprir (pois nunca cumpro essas coisas de promessas escolares), quero dedicar o máximo aos meus estudos, virar quase uma anti-social, quase pois quero viver também, mas meu objetivo é dedicar 100% a escola. E no terceiro ano, muitas pessoas estão em duvida com o que cursar, o que vão querer fazer e ser da vida (que bom que não estou sozinha nessa) por isso resolvi criar esse projeto, que vai funcionar da seguinte forma: Vou estar pesquisando sobre varias profissões e  estarei falando de cada uma aqui no blog, vou estar falando como é , quantos anos são preciso pra se formar, as melhores faculdades, quanto que custa a faculdade (no caso particular), quanto seria o piso salarial  e estarei atrás de pessoas que faz faculdade ou exerce a profissão para estar contando pra gente como é a experiencia e isso estará ajudando a vocês (eu também) a decidirem qual é a melhor pra vocês, o que vocês mais se identificaram e por ai vai. 

Pra começo de conversa eu escolhi falar sobre Jornalismo pois é umas das profissões que eu tenho em mente para seguir (também tenho minhas duvidas). Fiquei um bom tempo pesquisando videos de pessoas falando sobre a profissão e separei alguns pra vocês. Além disso eu e minha amiga tivemos a oportunidade de conhecer a Tv Leste que é afiliada da Record e contei a experiencia de como foi, no final do post estará o vídeo e os posts. Se vocês tiverem a oportunidade de conhecer, de ver na pratica como é tal profissão, não desperdice a oportunidade pois é bem legal e é através disso que vocês terão ideia de como é. 
1. O que é jornalismo ?
“Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também se define o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. [1] Em uma sociedade moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação e opinião sobre assuntos públicos, mas o papel do jornalismo, juntamente com outras formas de mídia, está sofrendo modificações, decorrentes da expansão da internet. [2] Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogues, assessorias de imprensa, entre muitos outros.”  fonte: Wikipedia 
2. Quanto tempo dura a faculdade de Jornalismo ?
Dura 4 anos e são 8 semestres 
3. Matérias a serem estudadas ? 
Português, Sociologia, Redação, Historia e  Filosofia 
4. Piso Salarial ? 
Um estagiário ganha mais ou menos R$ 800. Vai depender da área que estiver atuando, como por exemplo se você fizer Tv ganhara mais que um que faz Radio e por ai vai, mas o piso salarial não é alta. Mais ou menos eles ganham isso: Inicial: De R$ 900 a R$ 2,5 mil. Escalão: De R$ 4 mil a R$ 7 mil. Auge: Nesse caso depende da trajetória do profissional, a faixa de R$ 15 mil a R$ 20 mil. 
5. O que precisa gostar pra seguir a profissão ? 
Tem que gostar muito de ler, escrever, ser bem comunicativa, ser curioso, querer estar bem informado das coisas que acontece. 
6. Melhores Faculdades ?
Fundação Universidade Federal de Viçosa (MG), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Maria (RS)
7. Principais áreas de atuação ? 
Jornal, revista, tv , internet, radio , comunicação corporativa 

Como eu tinha dito antes, eu e minha amiga tivemos a oportunidade de conhecer a Tv Leste que é afiliada da Record, conhecemos cada detalhe la e foi muito incrível então eu fiz alguns posts e um vídeo contando a experiencia, a qualidade não ta muito boa mas qualquer coisa eu posso estar gravado novamente sem problema é so deixar o comentário abaixo pedindo ok ? 

Como eu tinha dito la em cima, fiquei o dia inteirinho olhando vários videos a respeito do Jornalismo e escolhi alguns que achei bem interessante e que explica muito bem como é o curso, a experiencia, etc.









Então galera esses são alguns videos que eu encontrei e achei que as meninas explicarão muito bem como  é a profissão, a faculdade e por ai vai. O que vocês acharam ? Espero que tenham gostado, pois eu adorei ter feito esse post, me dediquei muito pois é umas das profissões que eu pretendo exercer. Se gostarão não deixe de comentar e expor suas opiniões. Beijos e até a próxima. Ah aceito sugestões de qual seria a próxima profissão pra eu falar aqui no blog.





Nenhum comentário:

Postar um comentário