Logo



Posts Recentes

10 de jun. de 2015

Resenha: Se eu ficar



Editora: Novo Conceito
Autora: Gayle Forman
Páginas: 224
Gênero: Ficção Juvenil

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Para começo de conversa, resolvi começar a avaliar os livros com estrelinhas, pra ficar mais interessante -risos- Mas, enfim... O livro tem como plano de fundo a morte na qual leva o seu leitor a refletir sobre o sentindo da vida. Uma historia emocionante que fica até difícil de não chorar em alguma parte dela. Ele (livro) é narrado pela patrogonista Mia, uma garota que é apaixonada por musica clássica, nerd e além disso é uma grande violoncelista. Ela tem uma família diferente, porém são bem unidos. Mesmo assim, as vezes ela se sente deslocada, não pertencente daquela família pelo simples fato dos pais gostar de rock ou punk e até o irmão esta indo para esse caminho e ela a unica a gostar de musica clássica, mas apesar disso todos se amam muito.

"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."
  Mia conhece Adam que é um vocalista em uma banda de Rock, que logo depois eles acabam se tornando namorados, um casal muito apaixonante. Em um dia de muita neve os pais de Mia resolve fazer uma visita aos seus parentes com a família toda e é nesse momento que acontece o clímax da historia, acho que o único também, que é o acidente que acaba levando a morte dos pais dela e do seu irmão mais novo. Mia fica internada e tendo que tomar uma decisão "ficar ou partir ?"

"Eu não sei exatamente o que aconteceu comigo, e pela primeira vez hoje, eu não me importo. Eu não deveria ter que me importar. Eu não deveria ter que trabalhar tanto. Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."


 A historia é basicamente essa. A história é contada através de lembranças e pensamentos da Mia, como flashbacks e os acontecimentos no tempo presente. A autora usa uma linguagem bem simples de ser lida, porém boa parte do livro é muito parado. Eu adorei os personagens e os diálogos, achei bem criativo, entretanto, esperava um pouco mais de 'emoção'. O final dele fiquei confusa, contudo, é um bom livro, faz sim o leitor se emocionar mesmo sendo parado.  Espero que o segundo livro possa me surpreender, porque o primeiro capitulo não foi tão surpreendente assim. Ah! e as escolhas das musicas foram sensacionais! Recomendo sim a leitura do livro. Boa leitura !

"- Tudo bem. Se você quiser partir - diz ele. - Todos nós queremos que você fique. Eu quero que você fique mais do que já desejei qualquer outra coisa na minha vida. Mas esta é a minha vontade e vejo que talvez possa não ser a sua. Então, eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver de nos deixar. Tudo bem se você decidir parar de lutar."


"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."

Espero que vocês tenham gostado. Se  já tiveram lido, compartilhe comigo sua opinião vou amar ler. Beijos meus queridos e até a próxima !




4 comentários:

  1. Um dos livros mais bonitos que li esse ano, adorei sua resenha e os trechos que separou ♥
    Beijos

    estranhanoparaiso.com.br
    youtube.com/estranhanoparaisoh

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei a ler o livro, apenas assisti o filme, e pela história eu percebi que lendo teria sido muito mais emocionante. Não achei que a atriz que fez a Mia passou todas as emoções. Seu post me fez lembrar que preciso colcoar esse livro na minha lista!! haha
    Adorei a resenha.

    https://sushibaiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu particularmente gostei da participação dela, mas é sempre bom ler o livro antes, porque ele passa com mais detalhes e a gente consegue incorporar mais os personagens rs

      Excluir